FERRAMENTAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS

As ferramentas clássicas dos químicos incluem vidrarias, cerâmicas, papéis de filtro, pH e pesagem, balanças, espátulas, bastões, bicos de chama, estufas, fornos, agitadores para desvendar os fenômenos naturais, a composição qualitativa e quantitativa das substâncias.

Os processos químicos de síntese e decomposição de substâncias são investigados em escala de bancada, e podem ser convertidos em unidades piloto e fabris.

As ferramentas dos engenheiros envolvem réguas e aparatos para medir e calcular dimensões e capacidades das máquinas e equipamentos, edificações e terrenos pertinentes, e projetar o uso ou a modificação dos materiais em obras e engenhos.

É imperioso registrar dados em patentes, livros, manuais, enciclopédias e revistas.

Redigir textos e realizar cálculos diversificados são habilidades úteis para cientistas, técnicos, tecnólogos, engenheiros e gestores.

Vários métodos matemáticos envolvem algoritmos diretos e indiretos, com o uso de gráficos representativos do comportamento de processos, equipamentos, instrumentos, aparelhos, populações e amostras apropriadas.

A programação de computadores em ciências, engenharias e tecnologias envolve procedimentos clássicos das linguagens BASIC e FORTRAN, que facilitam o uso de recursos avançados das planilhas eletrônicas.

A construção de gráficos, antes manual e hoje informatizada, permite esclarecer os fenômenos e apresentar os resultados de uma produção industrial de modo claro e direto.

Prof. Responsável: Abraham Zakon

Labmindener – Cimentos e Cerâmicos

Departamento de Processos Inorgânicos

Escola de Química – Centro de Tecnologia